domingo, abril 29, 2012

O Fim de uma grande era. Após 13 títulos em pouco menos de 4 anos, Pep Guardiola deixa o comando do Barcelona

41 anos, 13 importantes títulos de 19 possíveis e um dos melhores times da história, essas são as marcas do melhor técnico do Barcelona e um dos melhores de todos os tempos. Guardiola deixou o comando do Barcelona na última sexta-feira, dia 27 de abril, diante da imprensa e de alguns de seus jogadores.
Pep Guardiola começou sua no clube catalão em 84 com apenas 13 anos de idade. Estreou no time profissional em 1990 e saiu apenas em 2001. De volta ao clube em 2007, já como técnico, assumiu o time B do Barcelona e em um ano, levou  o time da terceira para a segunda divisão do campeonato espanhol. Em 2008 foi anunciado como novo técnico do time principal, após a saída de Frank Rijkaard. Na primeira temporada de Guardiola, o time conquistou a Liga dos Campeões, a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol, uma tríplice coroa que nenhum time ainda tinha conseguido. Depois disso vieram vários outros títulos como Mundiais de Clubes, Supercopas da Europa, Supercopas da Espanha etc. Além desses campeonato, Pep se saiu muito bem em outro campeonato à parte: o "El clássico". Sob o comando de Guardiola, o Barcelona enfrentou o Real Madrid 15 vezes, venceu 9,(sendo duas das vitórias por goleadas, 6 a 2 em 2009 e 5 a 0 em 2011) 4 empates e apenas duas derrotas.
Mas como ninguém é perfeito, Guardiola também teve frustações. Com certeza, as piores foram as eliminações nas semi-finais da Liga dos Campeões para a Inter de Milão, em 2010 e para o Chelsea nessa edição do torneio. Além de eliminações, Guardiola teve desafetos. Ao chegar no clube, tirou do time vários jogadores campeões da Liga dos Campeões em 2006, como Deco e Ronaldinho. Algum tempo depois, permitiu a saída de Eto'o, com que não teve um bom relacionamento, segundo a imprensa espanhola. Pouco tempo depois, se desentendeu com Ibrahimovic, contratado para o lugar de Eto'o. O sueco e o técnico acabaram se tornando inimigos e em 2010, Ibra trocou o Barça pelo Milan.
Esses problemas não foram suficiente para atrapalhar Guardiola, que continuou no comando da equipe.
Agora, após sua eliminação da Liga dos Campeões, Guardiola anunciou sua saída em uma entrevista coletiva, marcada pelas lágrimas dele e de seus jogadores presentes na ocasião. Talvez a maior a prova de quanta falta fará Pep Guardiola no Barcelona, foram as palavras de Messi , que só foi eleito Melhor do Mundo após a chegada de Guardiola. O argentino explicou que não compareceu à entrevista coletiva para evitar o choro. Mas o que mais mostra todo o carinho que os jogadores tinham com seu técnico foi outra declaração dada por Messi, em que ele disse o seguinte: - Pep é mais importante para o Barcelona do que eu.
Com certeza, ele deixará saudades não apenas nos jogadores, mas também em todos nós, que um dia poderemos dizer: "Eu vi o Barcelona de Guardiola jogar".

Confira abaixo alguns dados e fotos da passagem de Guardiola pelo Barcelona:


Info Titulos Guardiola 3 (Foto: infoesporte)

campo em homenagem a Pep Guardiola do Barcelona (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com) 
(Guardiola nas categorias de base do Barcelona).
jogadores do Barcelona comemoram com Guardiola (Foto: Reuters)
(Pep Guardiola e seus jogadores após a conquista do Mundial de Clubes de 2011).                                          

Bola de Ouro Messi Guardiola (Foto: EFE)
( A dupla que transformou um time em lenda. Lionel Messi e Pep Guardiola durante a entrega da Bola de Ouro da FIFA).

guardiola barcelona coletiva (Foto: Agência Getty Images)
(A entrevista que em que Guardiola anunciou sua saída do Barcelona).

0 comentários:

Postar um comentário